Portugal eleito melhor país do mundo para viver a reforma em 2020

Global Retirement Index, da International Living, eleva Portugal ao podium enquanto melhor país para viver a reforma

Portugal foi o grande eleito como melhor destino para os aposentados gozarem a reforma, de acordo com o ranking anual da revista Internacional Living, que destaca o “povo gracioso” português, a “capital movimentada”, as praias tentadoras” e os “vales verdejantes que são mais atraentes do que nunca para o número crescente de pessoas”.

O estudo anual “The World’s Best Places to Retire” da International Living elege os 10 melhores locais para os reformados viverem, com suporte no Global Retirement Index, no qual são analisados 24 países em 10 categorias distintas: alojamento, benefícios e descontos, vistos, custo de vida, socialização e entretenimento, cuidados de saúde, desenvolvimento, clima, oportunidades e governança.

Este ano, Portugal destaca a sua liderança em categorias como cuidados de saúde, clima e alojamento, ficando também bem posicionado no entretenimento, socialização e desenvolvimento.

Tricia Pimental, correspondente da revista e actualmente residente em terras lusas há 7 anos, refere que Portugal é um país “repleto de história e cultura, possui um clima agradável durante todo o ano na maioria das regiões, além de um custo de vida extremamente acessível. Quem estiver à procura de praias para usufruir ou ruínas antigas, museus ou trilhos para caminhadas, um lugar para praticar windsurf ou aperfeiçoar o jogo do golf, vai encontrá-los cá.”

De referir ainda os óptimos cuidados de saúde de profissionais de qualidade, o clima temperado, a segurança, excelente gastronomia e vinho, e o estilo de vida acessível.

O estudo fala na evolução tecnológica e digital, que tem sido uma forte aposta de Portugal nos últimos anos.

“Classificado como terceiro país mais seguro do mundo no Índice Global de Paz de 2019, Portugal não é apenas seguro, mas bonito”, reitera a correspondente.

10 melhores destinos para a reforma em 2020:
1. Portugal
2. Panamá
3. Costa Rica
4. México
5. Colômbia
6. Equador
7. Malásia
8. Espanha
9. França
10. Vietnam