EnglishPortuguese
T: (+351) 919 000 337 (Chamada para rede móvel nacional)
Área Reservada

Notícias

Nova flexibilidade financeira: o impacto das novas taxas de esforço

2024-01-22 16:37:47

Em resposta às crescentes taxas de juro, o Banco de Portugal (BdP) ajustou, no final de 2023, a fórmula de cálculo para a concessão de novos contratos de crédito habitação.

O objetivo seria facilitar o acesso ao crédito, reduzindo o teste de stress de 3% para 1,5%. Esta medida pressupõe um impacto muito interessante no cenário habitacional, redefinindo as possibilidades para aqueles que procuram financiamento imobiliário.

As principais alterações

O alívio no teste de stress visa alinhar as recomendações macroprudenciais com o contexto atual de juros e custos de vida elevados, trazendo implicações significativas para os créditos habitação concedidos:

  • - - Facilita o acesso ao crédito habitação: anteriormente, com a Euribor a 4%, o teste de stress de 3% resultaria numa taxa de juro de 7%, limitando o acesso a crédito a quem tinha uma taxa de esforço superior a 50%. Agora, com a simulação a 1,5%, muitas famílias podem contratar empréstimos, ao verem a sua taxa de esforço abaixo do limite máximo.
  • - - Maior percentagem de financiamento: A redução da taxa de esforço permite uma maior democratização no acesso ao crédito bancário, possibilitando a que mais famílias atinjam uma maior percentagem de financiamento. Por exemplo, uma família anteriormente limitada a um financiamento de 70%, agora pode alcançar para a compra da mesma casa uma percentagem de 80% ou até 90%.
    - - Maior valor contratado no crédito habitação: com a obtenção de uma maior percentagem de financiamento bancário, será possível contratar valores mais altos no crédito habitação. Se antes para a aquisição de um imóvel de 200 mil euros uma família com taxa de esforço acima dos 50% conseguia um financiamento de 140.000 euros (70%), a redução do teste de stress permite chegar agora a 180.000 mil euros.

Fonte: Idealista (https://shorturl.at/nxIJV)

Com estas medidas, a contratação de empréstimos torna-se mais acessível, refletindo-se diretamente na percentagem de financiamento. A aquisição de até 90% do valor da casa tornou-se possível, desde que a taxa de esforço seja de 50% ou inferior, abrindo novas oportunidades para quem procura casa. A mudança no teste de stress oferece uma flexibilidade adicional ao sistema financeiro, permitindo que os bancos atendam às necessidades das famílias.

Enquanto as alterações nas taxas de esforço abrem novas portas no cenário habitacional, é fundamental contar com um parceiro de confiança para o ajudar a explorar essas oportunidades recém-criadas que se alinhem não apenas com as suas necessidades financeiras, mas também com as suas aspirações habitacionais.

Serviços de intermediação da Condelix

Certificada pelo Banco de Portugal, relembramos que a Condelix é a sua intermediária bancária de confiança, sendo uma ponte entre a sua necessidade e a oferta dos bancos.

Apresentamos as propostas bancárias mais vantajosas para si, perfeitamente alinhadas com as suas necessidades, enquanto oferecemos suporte nos atos preparatórios dos contratos de crédito.

Ao longo de mais de 20 anos, a Condelix consolidou-se como uma parceira de confiança, oferecendo serviços de valor e credibilidade no cenário financeiro, sendo hoje uma escolha segura para aqueles que procuram comprar casa.