Truques para manter as suas plantas vivas

Infelizmente só a boa vontade não chega. As plantas precisam de alguns cuidados básicos

e essenciais, por isso, deixamos-lhe aqui alguns truques para que vivam por muito tempo!

Casa nova, vida nova, nada como decorar o seu lar com algumas plantas de folha verde ou flor para trazes um pouco da natureza até si. Mas nem sempre é tão fácil quanto parece! Não basta comprá-las e regá-las, na esperança que sobrevivam sozinhas. Deve pensar numa planta como uma boa amizade: precisa de cuidados, de ser mimada e de algumas atenções. Assim sendo, fique a par de algumas dicas para que tenha uma companheira para o resto da vida!

Luz e água na quantidade certa

É muito comum haver esquecimentos, mas tal como você precisa dos cuidados básicos, também as plantas. Ao adquirir uma planta nada como perguntar no local onde a comprou quais são os requisitos mínimos: precisa de muita água ou basta regar de 3 em 3 dias?, muito sol ou nenhum?, necessita de algum tipo de fertilizante?, etc… Ou, caso não tenha esta oportunidade, faça uma pesquisa na internet e fique a saber com o que pode contar. Por exemplo, se colocar um dedo na terra e a mesma estiver húmida, é porque ainda não é altura de a regar de novo.

Quando tiver as informações mínimas evite ao máximo os esquecimentos e pense bem onde a vai colocar, ou seja, se sabe que o sítio apanha muito sol à tarde e a planta não se dá bem com sol, vai ficar muito exposta ao vento, etc…

Poda

Há técnicas para isso, mas se não quer entrar por esses meandros, nada como se restringir ao básico que é, nada mais nada menos, que retirar toda a folhagem que lhe parece seca e morta. Ao fazê-lo não vai estar a comprometer a saúde da sua planta. Mas, não as deite fora: faça compostagem doméstica.

Casca de ovo ajuda nos níveis de cálcio e potássio da terra

Não é necessário gastar dinheiro para mimar a sua planta. Junte cerca de 20 cascas a água, deixe ferver uns 5mn, retire e após 8h a mistura está pronta. Reserve numa jarra e regue sempre que for preciso.

Água de legumes é rica em sais minerais

A água dos legumes e das batatas cozidas é igualmente um excelente fertilizante. É só acabar de cozer os alimentos em questão e deixar esfriar antes de usar para não correr o risco de matar as raízes das plantas. Regue com esta água só duas vezes por semana.

Carvão no fundo do vaso

Por vezes o que acontece é as raízes morrerem “afogadas” porque ficam embebidas em água o que, inevitavelmente, vai matar a planta. Para que tal não aconteça, coloque carvão entre a terra e o fundo do vaso, por forma a criar uma camada extra, para ajudar na drenagem da água.

Filtro de café para vedar

Caso a sua planta já necessite de um vaso maior, nada como replantá-la usando filtros de café no fundo do vaso. Isto impede que a terra entupa os buracos de drenagem ou que a terra “fuja” com a água aquando a rega.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt