Jardim de Aromas na Primavera

A primavera é a melhor altura para fazer um jardim de aromas

Ter ervas aromáticas sempre à mão prontas a usar é, cada vez mais, um privilégio. Estamos numa boa altura para empreender esta tarefa.

 

 

Esta é a melhor época do ano para começar o seu jardim de aromas, seja na varanda, no terraço, no jardim ou mesmo dentro de casa. Comece por aromáticas mais simples e de que goste, como é o caso das anuais. Semeie em local definitivo salsa, coentros, manjericão, cebolinho, rúcula, hortelã. Pode utilizar uma mesma floreira para várias aromáticas. Tenha cuidado e deixe a hortelã sozinha pois ela é muito invasiva.

Não se esqueça de pulverizar diariamente as suas sementeiras até as plantinhas começarem a germinar e ganhar alguma altura. Aí, já as pode começar a regar normalmente. Esta é, também, uma excelente época para plantar as suas aromáticas perenes como o alecrim, a alfazema, a sálvia, a lúcia-lima e/ou a erva-príncipe. Estas são algumas das que não devem faltar no seu jardim de aromas.

Pode ter todas estas plantas em vaso ou em floreira, caso seja esta a sua opção. Tenha atenção que a lúcia-lima fica um arbusto grande, embora seja de folha caduca e a erva-príncipe também cresce muito.

Quanto ao alecrim, Rosmarinus officinallis prostratus na designação científica, pode optar pelo rasteiro, se tiver menos espaço.

Há muitas variedades de alfazemas no mercado, pelo que a possibilidade de escolha a este nível também é grande.

São, também, habitualmente, as que se dão melhor em vaso ou floreira. Tenha ainda em atenção que estas plantas devem estar, pelo menos, 30 a 40 centímetros afastadas umas das outras, para garantir o melhor desenvolvimento.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt